-
Arquitetos: Associated Architects LLP
- Área: 4228 m²
- Ano: 2012
Descrição enviada pela equipe de projeto. No início deste ano o escritório Associated Architects completou projeto do auditório Princess Alexandra, parte integrante do plano diretor geral da escola. O salão de performances revestido por zinco ganhou um prêmio RIBA Nordeste em 2013 e tornou-se um local próspero para as artes no Nordeste.
O pé-direito duplo do hall de entrada, maximiza a vista deslumbrante sobre o rio Tees, conecta o auditório flexível em forma de leque, capaz de acomodar até 800 pessoas, a um novo bloco acadêmico às margens do rio, contendo salas de aula e espaços multi-uso para atividades em grupo relacionadas à dança e ao teatro.
A flexibilidade do Auditório foi alcançada através do uso de robustas construções de separação acústica e equipamentos especiais, tais como assentos telescópicos, uma partição proscênio de correr com separação acústica, dividindo o Auditório e o Palco do Estúdio de Teatro em dois espaços de ensino independentes, e um fosso de orquestra capaz de ser elevado ou rebaixado para vários níveis.
O plano geral provou ser extremamente sensível, com prédios tombados, áreas de conservação, potencial de inundação, arqueologia nacional significativa, espécies e asbestos protegidos, interferindo do início ao fim da construção. Durante todo o processo, a implementação cuidadosa do programa de obras faseadas mostrou que a escola era capaz de se manter em pleno funcionamento, mesmo durante as operações de construção.
O auditório Princess Alexandra, foi inaugurado por sua homônima, que apreciou um trecho de 15 minutos de Les Miserables ditado por alunos da própria escola.
O diretor, David Dunn, disse: "Estamos extremamente honrados em a princesa Alexandra através do nome de nosso auditório. É extremamente adequado que a princesa Alexandra, tão bem conhecida por seu apoio às artes do espetáculo, tenha concordado em inaugurar o equipamento e ter dado a bênção para o uso de seu nome ".
Barbora Bott, arquiteto principal do projeto disse: "Embora o local tenha oferecido alguns desafios interessantes, pudemos entregar um projeto flexível, que é tão atraente quanto prático, proporcionando aos estudantes da Escola Yarm as instalações para realizar todo o seu potencial."